Backyard Babies
Entrevista por Wladimyr Cruz em 24/05/2002


Wladimyr Cruz: Falem sobre o novo álbum de vocês, "Making Enemies", que acaba de ser lançado aqui no Brasil via BMG.
Nicke: "Making Enemies" é bom. Não há muito o que dizer, é um grande disco com ótimas músicas que deveria ter espaço entre "Appetite For Destruction" (do Guns N Roses) e Nevermind (do Nirvana) na coleção de discos de qualquer roqueiro.
WC: Em sua carreira, o Backyard Babies gravou alguns ótimos covers, gostaria que você os comentasse:
Social Distortion - "Mommy's Little Monster"
N: Uma das nossas bandas favoritas e que todos nós gostamos e excursionamos juntos.
WC: Misfits - "Teenagers From Mars"
N: Nós gravamos essa música para um disco tributo ao Misfits, em 95 acho. A letra é muito divertida.
WC: Faster Pussycat - "Babylon"
N: Ginger (da banda Wildhearts) fez alguns vocais e toca guitarra nessa música, e quando nós a tocamos num festival japonês há uns 2 anos atrás Brent Muscat (do Faster Pussycat) se juntou a nós no palco. Reciclagem Rock n' Roll.
WC: Hanoi Rocks - "Taxi Driver"
N: Nós tocamos Taxi Driver desde 1990 eu acho, porém nós nunca a gravamos, só uma versão ao vivo no single "Electric Suzy".
WC: Você e Dregen (guitarrista dos Backyard Babies e ex-Hellacopters) fizeram um show sob o nome de PISS, que na verdade era um show tributo ao KISS. Fale sobre esse show.
N: Nicke do Hellacopters, Rickard do Dismember e o nosso baixista Johan também estavam nessa banda. Isso foi uma bela piada na verdade.
WC: Algumas pessoas afirmam que "o Nirvana matou a coisa de ser Rock Star", pois ele aproximou público e banda e colocou bandas como Guns N' Roses, Skid Row e Motley Crüe pra baixo nas paradas. Você concorda com isso?
N: Kurt Cobain era um pouco mais rock star do que Dave Sabo (Skid Row), você não acha?

WC: E como foi lançar um disco em épocas em que o grunge reinava ou agora com o Nu-Metal dominando o mercado?
N: Em qualquer tempo é dificil de se lançar um álbum, e atualmente as pessoas não compram mais muitos discos. Essa é uma das razões porque fazemos tantas tours, para espalhar o rock n' roll para o maior número de pessoas possível.
WC: Vocês gravaram uma faixa com Michael Monroe (ex-Hanoi Rocks/Demolition 23) chamada "Rocker". Como essa parceria aconteceu?
N: Nós pedimos a ele, e ele disse sim. Agora nós somos amigos, e saiba que ele cantou e gravou mais coisas conosco para serem lançadas mais pra frente.
WC: O Backyard Babies é bastante influenciado pelos Guns N' Roses. O que vocês acharam dessa volta do Gn'R e desse novo Line-up?
N: Estou cansado deles.
WC: Em toda a história do Rock, podemos encontrar alguns ícones e ídolos, o estilo de vocês é propício a este tipo de coisa. Pra você, quem é o rock? quem representa melhor a face do Rock n' Roll? Mike Ness, Axl Rose, Tommy Lee, Elvis, Iggy Pop, Johnny Thunders..? Quem?
N: Tommy Pop acho (uma mistura de Tommy Lee com Iggy Pop).
WC: Os Backyard Babies também são bem conhecidos por serem totalmente anti-bandas de nu-metal (Korn, Limp Bizkit, Slipknot...). O que você acha da cena roqueira/metal dos EUA atualmente?
N: Eu acho que ela é horrivel demais.
WC: Muitos na mídia dizem que o "Strokes é o futuro, a salvação do Rock". Qual sua opinião sobre eles? Eles realmente são rock ou apenas uma armação?
N: Bem, eu vejo os Strokes nas paradas assim como aquelas porras de Creed ou Stained ou sei lá como essa porras chamam. Só isso.
WC: O que os fãs podem esperar dessa tour por aqui no Brasil?
N: Suór, sangue e lágrimas.
WC: Ok Nicke, deixe uma mensagem final.
N: Nós estamos bastante ansiosos para conhecer nossos fãs no Brasil desde que nos chamaram para fazer shows ai na América do Sul há uns anos atrás. Então, finalmente, preparem-se, ai vamos nós.